• Fundação Louis Vuitton, de Frank Gehry

    A Fundação Louis Vuitton (FLV) é um dos projetos de Frank Gehry mais comentados na Europa. Localizado em Paris, foi construído à beira de um jardim d’água, criado especialmente para ele. Como muitas obras do arquiteto americano, tem como destaque as enormes placas de vidro sobrepostas na parte externa. Lembra um barco à vela e, vendo mais de longe, um grande iceberg por conta da cor branca.Criado como um museu de arte contemporânea, o FLV recebeu o acervo particular do empresário Bernard Arnault, proprietário da Louis Vuitton. Além disso, o espaço recebe mostras de renomados artistas e concertos. Arnault chamou Gehry para fazer o projeto após visitar o Museu Guggenheim de Bilbao, em 2001.No interior da FLV existem onze galeria de arte, num total de quase 4 mil m² de espaço expositivo. Há ainda uma livraria, um restaurante (no térreo), além de quatro terraços com uma vista linda para a Torre Eiffel. Para quem se desloca de galeria em galeria dentro do edifício, os vidros da fachada proporcionam vistas pitorescas do jardim.
    Fundação Louis Vuitton: o projeto
    Localizado perto do Jardin d’Acclimatation, a Fundação Louis Vuitton tem 12 mil m² de área construída. O projeto tem ainda 13,5 mil m² de superfícies de vidro na fachada. Vem daí o aspecto parecido com um barco à vela, com as 12 “velas” torcidas de vidro que o envolvem.A estrutura do telhado de vidro permite que edifício recolha e reuse a água da chuva e melhore sua energia geotérmica. As medidas tomadas para atingir esse nível de certificação poderiam ser consideradas equivalentes ao LEED Gold.Aberto há dois anos, o projeto gerou muitas críticas da mídia especializada antes, durante e depois de sua conclusão. Oliver Wainwright, do The Guardian, chamou a obra de “um grande amontoado de colunas de aço e vigas de madeira laminada colada”.Mas houve elogios também. Para Christopher Hawthorne, do The LA Times, as majestosas velas criam um edifício incrível. Para eles, o projeto se “se junta ao Guggenheim e ao Walt Disney Concert Hall como as mais impressionantes obras do arquiteto.”

    01 / 12 / 2019
    Leia Mais >
  • Maison & Objet apresenta tendências para 2019

    Com o tema “Excuse My French”, evento revelou itens essenciais para quem quer se manter alinhado com as principais tendências do setor 
    Todos os anos, diferentes feiras de decoração ditam as tendências que irão nortear projetos de arquitetura e décor ao redor do mundo. Em Paris, duas vezes por ano – em janeiro e setembro, é a tradicional Maison & Objet que rouba a cena na cidade luz. Na feira, lançamentos de grandes marcas e designers de diferentes nacionalidades inspiram profissionais e apaixonados pelo universo de interiores.  
    A primeira edição de 2019, que aconteceu entre 18 e 22 de janeiro, no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte, homenageou o designer o alemão Sebastian Herkner e jovens designers da China. As escolhas marcam o início de uma reflexão sobre a necessidade de equilibrar tradição e inovação, no que diz respeito a produção de design e arquitetura em todo o mundo. 
    Entre os must-have das próximas estações, destacam-se: a valorização do trabalho artesanal e itens culturais tradicionais; uso de linhas retas com inspirações da art déco; tapeçarias; objetos coloridos de pedra maciça, feitos a partir da mistura entre pigmentos e resíduos reciclados da indústria do mármore; e o próprio mármore, que volta como um dos queridinhos para 2019.  
    Foto 1 – O mármore se revela mais uma vez como item primordial no mundo dos interiores. Além da aplicação da pedra, objetos marmorizados devem conquistar espaço nos mais diversos projetos.  
    Projeto: Fernanda Bório | Foto: Marcelo Stammer   
    Foto 2 – O Estúdio Bernhardt-Vella desenhou para a Ex.t uma nova linha de louças e metais inspirados no estilo art-deco. Formas arredondadas e assimétricas destacam-se nos itens que equilibram passado e futuro e que foram um dos destaques da feira. 
    Foto: Divulgação 
    Foto 3 – Nesta edição da Maison & Objet, as tapeçarias ganharam status de obra de arte. Algumas marcas apresentaram seus mais recentes designs de tapetes, que agora também tem espaço nas paredes de casa.
    Foto: Divulgação

    20 / 02 / 2019
    Leia Mais >
  • Natureza indoor

    A correria dos grandes centros urbanos tem levado as pessoas a buscarem um estilo de vida mais desacelerado. A necessidade de se reconectar com a natureza e encontrar um equilíbrio, em meio a correria do dia a dia, abriu espaço para a vegetação nos interiores. 
    Trazer o jardim para dentro de casa tem se tornado cada vez mais comum e segundo a WGSN, uma das principais autoridades em tendência no mundo, esse é um hábito que vai nortear a maneira de morar no futuro. A mudança é fruto de uma transformação comportamental que surgiu com Millennials – jovens nascidos entre 1980 e 2000, que cresceram em um mundo mais global e conectado; pois a incorporação de vegetação em casa é um estilo de vida, que reflete essa relação mais consciente com a natureza. 
    Trazendo cor, volume e alegria aos projetos de ambientes, o “verde” também promove sensações de aconchego e tranquilidade e suas aplicações são inúmeras. Hortas verticais, paredes vivas e jardins internos, tudo vale para incorporar essa tendência que promete só boas sensações.

    10 / 02 / 2019
    Leia Mais >
  • Para receber bem: ambientes gourmet

    Ter um espaço agradável para reunir os amigos e familiares é prioridade para muitas pessoas na hora de projetar uma casa. Não há como negar que o coração dos lares brasileiros sempre foi a cozinha, mas nos últimos tempos são os ambientes gourmet que vêm ganhando cada vez mais espaço dentro de casa. 
    A possibilidade de oferecer experiências gastronômicas e receber pessoas queridas de maneira confortável em um único espaço tem feito com que esses espaços sejam itens decisivos na hora de adquirir um imóvel. 
    As propostas contemplam ambientes dos mais diferentes tamanhos e estilos, já que as áreas gourmet podem estar associadas à varandas, piscinas, jardins e muito mais.   
    Projeto 01 – As ilhas e penínsulas são as queridinhas dos ambientes gourmet. Versáteis e elegantes, elas facilitam o preparo e degustação dos alimentos, além de permitirem a integração dos ambientes sociais.  Projeto: Fernanda Borio | Foto: Marcelo Stammer 
    Projeto 02 – Para as áreas externas a aposta em pergolados de bambu e vegetação confere um clima mais tropical ao décor. Foto: Divulgação Pinterest   
    Projeto 03 – Na arte de receber bem vale investir em equipamentos modernos, móveis, acessórios de design e revestimentos sofisticados.  Projeto: Fernanda Borio | Foto: Marcelo Stammer
    Projeto 04 - Dose dupla: a integração entre adega e a área gourmet permite mais opções para os convidados.  Projeto: Fernanda Borio | Foto: Marcelo Stammer      

    30 / 01 / 2019
    Leia Mais >
  • Clássica e Tradicional: como usar madeira no décor

    Assim como no mundo da moda, na decoração existem alguns elementos que nunca saem de moda. Versátil e sofisticada, a madeira é um deles. Suas ricas possibilidades garantem espaço cativo dos mais ousados aos mais tradicionais projetos, além de ser a queridinha dos mais influentes designers do mundo na hora de desenvolverem seus móveis mundo a fora. 
    A recente onda escandinava na decoração, que invadiu diversos ambientes, veio para consolidar a madeira como um componente essencial ao décor. Muito disso se deve a praticidade de seu uso, já que pode ser incorporada aos projetos tanto em revestimentos – forros, pisos e paredes, como também em móveis e objetos de decoração. 
    Do clássico ao contemporâneo, do rústico ao minimalista, dependendo do tom, espessura ou textura da madeira, tudo é possível. É o estilo do ambiente que irá determinar sua aplicação.
    Modernidade rústica Na área gourmet desse projeto, a adega ganhou um toque rústico devido às aplicações no piso, paredes e mobiliário. Além disso, o uso de tons mais escuros confere uma sensação de maior aconchego e sofisticação ao espaço.
    Para não enjoar No quarto dos pequenos a combinação da madeira, com a laca branca trouxe conforto e neutralidade. Os móveis modernos e a escolha das cores, permitem que o décor seja atualizado com o crescimento das crianças, sem a necessidade de grandes mudanças.

    Toque Natural Elegância e leveza são as palavras-chave desse ambiente. A escolha de um design mais verde nos detalhes, com o uso de elementos naturais, transforma o espaço em um local de descanso e acolhimento. A escolha de tons claros equilibra com o mobiliário, transmitindo sensações de suavidade e calmaria.
    Nos detalhes É possível trazer um visual mais quente também aos banheiros. O toque amadeirado nos detalhes é um ótimo contraponto em relação ao mármore e a escolha de revestimentos mais frios, conferindo um ar de bem-estar e relaxamento.

    20 / 01 / 2019
    Leia Mais >
  • Enjoy your home

    Existem muitas opções de atividades prazerosas para aproveitar o dia, mas uma das mais especiais e reconfortantes é apreciar o aconchego do próprio lar. E ficar em casa não precisa ser uma prática para quem deseja apenas sossego: uma residência bem projetada atende aos anseios e necessidades de cada um dos moradores, com ambientes que vão desde locais mais reservados para momentos calmos e relaxantes; até bares e salas de jogos para os ávidos por entretenimento.
    Para começar 2019 com o pé direito e inspirado para aproveitar cada cantinho da casa, confira quatro projetos especiais assinados pelo escritório Fernanda Moura Borio Arquitetura:
    Projeto 01 - Lareira, poltronas e piso de madeira formam a combinação perfeita para quem deseja apreciar a tranquilidade em um espaço pautado no conforto.
    Projeto 02 – Um jantar em família ou entre amigos também é uma ótima pedida. A mesa com dez lugares é ideal para bem receber os convidados e aproveitar o que o lar tem a oferecer.
    Projeto 03 – Um espaço para degustar vinhos que se torna ainda mais aconchegante pelo uso de madeira.
    Projeto 04 - Dose dupla: a integração dos espaços garante aproveitamento em dobro para os moradores e visitantes, que podem curtir a mesa de sinuca e também aproveitar os sofás para descansar, conversar ou assistir televisão. 

    10 / 01 / 2019
    Leia Mais >
  • Living Coral: a cor da Pantone para 2019

    Daqui dois dias estaremos em 2019 e o Living Coral, cor do ano definida pela Pantone, já está entre as tendências mais esperadas e desejadas. O tom é vibrante e cheio de vida, escolhido por simbolizar a busca humana pela alegria e otimismo.
    A Pantone Living Coral vem como um contraponto em uma época em que as tecnologias digitais e mídias sociais estão muito em alta na vida cotidiano, sendo então uma demonstração da procura da sociedade por experiência autênticas, íntimas e com conectividade – a cor equaliza as experiências das duas realidades, a digital e a natural.
    Foto 01 - Living Coral remete a vínculo e vida. Um coral é encontrado na natureza no fundo do oceano, mas ao mesmo tempo irradia restauração e energia que encanta olhares.E como o universo da decoração está sempre por dentro das novidades e aplicando as tendências nos projetos de interiores, a Living Coral promete ser uma aposta certeira em objetos, mobiliário, paredes e demais detalhes que compõem os espaços.
    Foto 02 – Neste projeto corporativo o toque de cor vem sutil, em livros posicionados na estante. O tom em contraponto com a madeira e garante mais vitalidade ao sofisticado espaço. | Projeto: Fernanda Moura Borio Arquitetura | Foto: Marcelo Stammer
    Foto 03 – A cor foi aplicada de forma pontual na mesa de centro e na almofada do sofá. Em harmonia a paleta de cores claras do espaço, o Living Coral destaca-se. | Foto: Divulgação/Pinterest
    Foto 04 – Um espaço gourmet com banquetas em Living Coral contrastando com a bancada em cinza, garantindo estilo e charme. Além disso, a luminária em tom de coral mais claro também marca presença e complementa a cor dos bancos. | Foto: Divulgação/Pinterest  

    30 / 12 / 2018
    Leia Mais >
  • Decoração para as festividades de fim de ano

    Natal e Ano Novo são tempos de comemoração ao lado de familiares e amigos. O clima de celebração fica ainda melhor quando as reuniões são feitas em espaços com estrutura e decoração que acomodem um bom número de convidados, ou então de ambientações específicas criadas especialmente para as festas – como mesas decoradas para as ceias e cantinhos com árvores natalinas.
    Para confraternizarPara aqueles que gostam de receber convidados para degustar um bom drink ou vinho, ter um ambiente criado para esse propósito é fundamental. Quando o arquiteto conhece e entende as necessidades de seus clientes, o resultado é sempre impecável.
    Projeto 01 - Convivência: Funcionalidade é a palavra de ordem do espaço: um núcleo de convivência que une bar à sala de jantar e de estar. Os ambientes integrados são um convite ao bem receber e encaixam-se perfeitamente nas comemorações de Natal e Revéillon. | Projeto: Fernanda Moura Borio Arquitetura | Fotos: Marcelo Stammer.
    Projeto 02 - Wine time: Extremamente convidativa e aconchegante, esta adega é um sonho para os apreciadores de vinhos.  O espaço amplo comporta convidados confortavelmente, que podem relembrar bons momentos do ano que chega ao fim e festejar a chegada do próximo. | Projeto: Fernanda Moura Borio Arquitetura | Fotos: Marcelo Stammer.
    Décor especialUma sugestão para quem deseja ambientes bem personalizados é preparar espaços com a temática de cada uma das datas.
    Mesa posta - Verde e vermelho são os tons característicos do Natal, então, que tal uma mesa com esse estilo? Uma preparação delicada e elegante para o jantar natalino. | Foto: divulgação/ Pinterest
    Cantinho especial - O dourado pode ser levado também para a árvore natalina. Nesta composição o tom foi combinado ao branco e ao piso de madeira claro, imprimindo muita elegância. | Foto: divulgação/Pinterest
    Clássico - A árvore de Natal tradicional é sempre bem-vinda. Com elementos clássicos, ela leva toda a magia da data para o ambiente em que está inserida. | Foto: divulgação/Pinterest

    20 / 12 / 2018
    Leia Mais >
  • 4 espaços para aproveitar as férias

    Fim de ano é sinônimo de férias, descanso e relax. Além das viagens que geralmente são realizadas nessa época, muitos optam também por aproveitar os momentos com família e amigos no conforto do lar. Para isso, é essencial que as residências tenham áreas de convivência bem estruturadas para receber com aconchego e estilo, tanto nos espaços externos quanto internos.
    Selecionamos quatro espaços tão especiais que poderão até mesmo entrar na sua wishlist de ambientes para os dias de relaxamento:
    Projeto 01 - Áreas com piscina estão entre os ambientes mais desejados para as férias de verão. Neste espaço com piscina, o descanso e a sofisticação andam lado a lado: uma grande piscina; chaises para descansar ou tomar sol; além de casa com uma arquitetura incrível! Ambiente ideal para unir familiares e convidados em um dia de sol.
    Projeto 02 - Aqui, a piscina fica localizada em uma área coberta e conta com uma vista espetacular da cidade! Quer ambiente melhor para descansar?
    Projeto 03 - Um espaço gourmet extremamente sofisticado, trabalhado com materiais nobres e toques de verde.
    Projeto 04 - Para os amantes de diversão, uma ótima opção são espaços de jogos. Aqui, a mesa de sinuca garante o entretenimento e completa a decoração. 

    10 / 12 / 2018
    Leia Mais >
  • Aliando estética à segurança no design de interiores

    Mais que beleza, materiais de qualidade e mobiliário e objetos que caracterizem o conceito do projeto, o design de interiores deve contar também com outro quesito muito importante: a segurança.
    É inteiramente possível conciliar estética à segurança nos projetos de interiores: com um arquiteto de confiança – que unirá seus conhecimentos aos desejos dos clientes – os itens selecionados trarão harmonia em ambientes repletos de cuidado. Dentro disso, atente-se a alguns pontos importantes:
    •  Mantenha os tapetes bem fixados ao chão para que eles não escorreguem ou derrapem;
    • Escadas sempre devem contar com dois parceiros essenciais: guarda-corpo e corrimão. Os itens são suporte para apoio e para evitar quedas graves;
    • Em áreas úmidas, como banheiros e lavanderias, é indicado usar revestimentos antiderrepantes para evitar acidentes. 
    Confira as imagens:
    Projeto 01 - Além de garantir charme, os tapetes conferem sensação de aconchego aos espaços. Para unir o útil ao agradável e deixar o ambiente seguro, uma dica é posicionar o tapete embaixo dos móveis, como sofás ou mesas. 
    Projeto 02 - Um guarda-corpo de vidro é a opção certeira para unir segurança e design: com charme, o item garante a segurança necessária para as escadas juntamente com o corrimão. 
    Projeto 03 - O piso adequado deixa o espaço bonito e seguro para os usuários. 

    30 / 11 / 2018
    Leia Mais >
  • 6 projetos em que as luminárias são o grande destaque

    Um ambiente pode se tornar muito mais atraente e elegante com o uso de uma luminária: além de sua função essencial da iluminação, a peça apropriada é capaz de transformar o decor. Uma boa proposta luminotécnica transforma ao trazer novas tendências e possibilidades do mercado, reunindo funcionalidade, beleza e estilo em cada peça.
    Seja qual for o conceito decorativo escolhido, a luminária finaliza com maestria a composição de um ambiente e podem ser o item que coroa o espaço.
    1 – Quarto de bebêAté mesmo um quarto de bebê pode ter uma luminária como ponto chave. A peça garante charme e combina com os tons escolhidos para a decoração.
    2 – Jantar sofisticadoOs tons neutros e sofisticados da sala de jantar são ainda mais valorizados com a imponência do lustre. A peça, com bronze e mármore, atrai todos os olhares de quem circula no espaço.
    3 – Charme lateralUm cantinho elegante e discreto, que recebe um pendente prateado como destaque. Com a luminária, a mesa lateral e os objetos decorativos recebem iluminação direcionada.
    4 – BabyA poltrona de amamentação recebe o pendente com luz que facilita o momento entre mãe e filho neste quarto de bebê. Além disso, a luminária é evidenciada por conta do azul, que valoriza o ambiente trabalhado com madeira e tons claros.
    5 – Espaço gourmetA combinação de cinco pendentes garante o charme do espaço de forma elegante e pontual.
    6 – LeituraO ambiente de leitura e relaxamento foi trabalhado com o aconchego da madeira. Com a luminária de piso inserida na lateral de uma das cadeiras, o conforto é palavra de ordem desse espaço.

    20 / 11 / 2018
    Leia Mais >
  • Arte em evidência

    A arte é uma das mais antigas formas do ser humano expressar suas emoções e manifestar-se, gerando obras que encantam. Na decoração, a arte completa os espaços e é apresentada em forma de pinturas, fotografias e esculturas, carregando histórias e garantindo personalidade. Seja qual for o conceito dos projetos de interiores, todos eles podem receber obras de arte em suas composições - as peças são referências visuais que valorizam a cultura e estimulam os olhares.
    Como escolher o item idealA sintonia entre cliente e arquiteto são essenciais para selecionar a peça certa. Entender as preferências de quem conviverá nos espaços é o primeiro passo, que será complementado pelo conhecimento do arquiteto analisando a proposta decorativa para entender quais são as melhores combinações.Vale ousar para que a arte torne-se o elemento de destaque: trabalhar com fotografias em preto e branco sobrepondo em revestimentos de madeira; utilizar esculturas nas paredes para garantir um charme e parte; tornar obras coloridas o grande ponto de destaque do ambiente; usar esculturas em pontos estratégicos – como em mesas de centro e laterais, ou então em prateleiras; e o que mais a imaginação permitir.
    Ambientes corporativosNão são somente as residências que podem ser agraciadas artisticamente. Escritórios, consultórios e demais espaços de trabalho também podem contar com os toques especiais. A arte tem o poder de quebrar a monotonia e seriedade que geralmente tomam conta desse tipo de ambiente e proporcionar mais vitalidade. Basta entender o conceito da empresa e a imagem que ela quer passar e então selecionar o que mais se adequa.
    VersatilidadeA possibilidade de mudança é outra vantagem interessante do uso de arte em ambientações. Trocar um quadro por outro, substituir uma escultura ou atualizar uma fotografia é algo prático e fácil, que permitirá a revitalização do espaço e incentivará o uso de cada vez mais elementos artísticos. 

    10 / 11 / 2018
    Leia Mais >
  • Como técnicas de maquiagem podem ser aplicadas na decoração?

    Existem vários tutoriais de maquiagem na internet que ensinam como contornar e iluminar o rosto para dar destaque em alguma parte dele em específico. Aumentar a boca, diminuir o nariz e várias outras possibilidades usando luz e sombra como aliados. Será que essas técnicas podem ser aplicadas em uma casa? A reposta é sim! Otimizar ambientes usando truques para aumentar, iluminar e destacar certos pontos também são possíveis na decoração.  Confira 5 dicas para usar o contouring também no decor:
    Integrar espaços Derrubar paredes é uma solução infalível para ganhar a sensação de amplitude em casa. A cozinha é pequena? Uma maneira de repaginar o ambiente é integrando ele com a sala de estar, assim o cômodo ficará mais espaçoso e moderno. 
    Investir na iluminação Para ter um ambiente bem iluminado, o segredo é escolher uma base com tons pastel. Dessa forma, além do cômodo ficar claro, possibilita que mais cores possam ser usadas nos detalhes da decoração.
    Apostar nos espelhos Além de dar a ilusão de que o cômodo é maior do que realmente é, os espelhos podem ser a peça-chave para trazer mais luz para o ambiente. Experimente colocar um espelho do lado contrário à janela, para que o reflexo ilumine o ambiente.
    Combinar cores Uma maneira de melhorar a iluminação da cozinha, por exemplo, é escolhendo móveis de tons mais claros. Na hora de escolher uma paleta de cores para decorar, é preciso ter em mente os diferentes tipos de harmonização que elas podem ter entre si. A dica é dar preferência para tons pastel para a parte inferior do mobiliário e branco na parte superior. 
    Criar uma parede de quadros Criar uma parede-galeria é uma opção simples de transformar um cômodo. Ao preencher as paredes com os quadros é importante atentar-se em escolher artes que tenham uma conexão entre si. Caso contrário, o efeito pode ser o oposto do esperado, trazendo uma poluição visual para o espaço.

    28 / 09 / 2018
    Leia Mais >
  • Cinco tendências para a decoração em 2019

    Temos mais alguns meses do ano de 2018, mas as tendências do próximo ano já começam a aparecer. Após um grande período de elementos nórdicos e minimalistas, o ano de 2019 terá mais cores e identidade. Ambientes com elementos em tons naturais e terrosos, formas e muitas histórias. O ano de 2019 promete trazer a tona novas experiências dentro e fora de casa. Confira abaixo as 5 principais tendências de decoração e design de interiores para 2019:                                                  
    1.       Cores que lembram a natureza
    Eleita pela PPG Paints, a Night Watch é um tom de verde floresta escuro, inspirado na natureza. Traz à tona as memórias de ambientes naturais, que acalmam e revigoram, assim como quando estamos em contato direto com o meio ambiente. A grande dica é utilizar a cor em pequenas doses: paredes, tapetes e pequenos objetos de decoração. Outra cor que se destaca em 2019 é o vermelho, com nuances que podem chegar até o tom berinjela. Também com inspiração na natureza, os tons terrosos devem aparecer em pequenos pontos da decoração.  
    2.       Refúgio na cidade 
    Recarregar as energias dentro da própria casa, essa é uma meta esperada por todos. A tendência agora é deixar o agito e os problemas para trás e aproveitar o conforto do próprio lar. Vale investir em armários fechados, sofás super macios e tecidos com toque suave.
    3.       Formas
    As linhas retas fizeram muito sucesso nos últimos anos, principalmente por conta da ascensão do estilo escandinavo, mais minimalista. Em 2019, as curvas voltam com tudo para diversos detalhes da decoração de interiores. Mais uma vez, as formas orgânicas que nos remetem à natureza, têm como objetivo deixar os ambientes mais confortáveis, tanto para o corpo quanto para a vista. Espelhos ovais, puffs redondos, móveis mais curvilíneos serão vistos em muitos ambientes.
    4.       Deixe o minimalismo no passado
    Aproveite para usar todos os objetos garimpados ao longo da sua vida. Tenha orgulho de usar os bibelôs comprados em viagens, use a cristaleira herdada de seu bisavô ou mesmo coloque em evidência algum móvel de família que você sempre quis assumir que amava, mas tinha vergonha. Traga histórias para os ambientes da sua casa, deixe o minimalismo de lado!   
    5.       Invista em objetos dourados
    O dourado é um clássico na decoração, representante do luxo, a cor ganha uma releitura moderna em 2019. Estará presente em adornos, espelhos, cachepots, pés de mesas, cadeiras, poltronas e sofás, ideal para dar toques de sofisticação e brilho ao ambiente.   

    17 / 09 / 2018
    Leia Mais >
  • Quartos dos sonhos para os pequenos

    Encantar os clientes mirins também é um desafio da arquitetura e do design de interiores. Ao projetar um quarto infantil, existem diversos elementos que precisam ser considerados: o estilo do restante da residência, a segurança que o espaço deve oferecer e, é claro, as particularidades da criança também.
    Veja a seguir o que um quarto infantil precisa ter para ser funcional e divertido, sem perder a sofisticação.
    ·         O passar do tempo
    As crianças crescem muito rápido e, se não houver certos cuidados, num piscar de olhos o quarto não estará mais atendendo a todas as necessidades. Por isso, é importante priorizar elementos que deixem o decor atemporal, como uma base neutra que combine com diferentes objetos decorativos, para que apenas eles possam ser trocados no decorrer dos anos.   Outra dica é investir em móveis multifuncionais, que acompanhem esse dinamismo e atendam diferentes fases do crescimento da criança.
    ·         Lúdico
    Quarto de criança precisa ser lúdico, até para estimular o desenvolvimento da criatividade. Por isso, é interessante trazer elementos do universo da fantasia para dentro do quarto. Perceba que em um dos projetos executados pelo escritório FMB Arquitetura, o cenário do quarto remete a um navio e, em outro, pegamos a referência de um castelo de princesa, tudo isso mantendo a base neutra de acordo com a dica anterior.
    ·         Iluminação especial A iluminação pode ir além do seu caráter funcional e fortalecer essa atmosfera lúdica do quarto infantil. O uso de fitas de LED nos nichos, iluminando pontualmente objetos decorativos é uma ideia. Outra possibilidade é transformar pontos de LED em um céu estrelado! Lembrando que para esse tipo de ambiente, a luz amarelada é mais indicada, porque ajuda a relaxar.   Também é interessante investir em fontes de luz cuja luminosidade possa ser controlada, criando diferentes cenários: para brincar, estudar, descansar.
    ·         Segurança
    Algumas medidas de segurança precisam ser observadas em quartos infantis: não posicione o berço próximo a janelas, para evitar acidentes. Tapetes de pelo mais baixo, além de não acumularem sujeira também são mais seguros porque evitam tropeços. As tomadas não devem ficar aparentes.
    ·         Cantinho de estudos
    Para as crianças que já estão em idade escolar, é essencial prever um cantinho de estudos no quarto, um espaço para ler, realizar as tarefas de casa e estudar para as provas. Nesse local, especificamente, o ideal é ter uma fonte de luz branca, que estimula a produtividade.   Prateleiras e gavetas são ótimas para a criança organizar seus materiais e não se esqueça de colocar uma cadeira ergonomicamente correta.      

    31 / 08 / 2018
    Leia Mais >
  • Amplitude Traduzida

    Casas e apartamentos cada vez mais compactos são uma tendência e, muitas vezes, acabam tendo vantagens. Para quem adquire um imóvel para morar sozinho ou com uma família muito pequena, espaços muito grandes podem acarretar um custo desnecessário, já que possivelmente não serão tão utilizados.
    E com algumas estratégias de decoração e ambientação, é possível trazer mais amplitude para esses ambientes de tamanho restrito e deixa-los confortáveis e agradáveis.
    1. Paredes clarasA primeira dica é investir em tonalidades claras como o branco, bege e off white nas paredes. Essas cores naturalmente proporcionam uma sensação de ambientes mais abertos, arejados e amplos, criando uma espécie de ilusão de ótica que faz parecer que o espaço realmente é maior. Em contrapartida, cores escuras deixam o cômodo mais fechado e visualmente menor.Se houver a ideia de aplicar alguma textura ou papel de parede, faça isso em uma única parece do ambiente, deixando as demais mais livres.
    2. EspelhosEsse tipo de acessório já é um clássico quando o objetivo é fazer um cômodo parecer mais amplo, porque realmente funciona muito. Além disso, incorporar espelhos ao decor também é uma forma de deixar a composição mais sofisticada e elegante.
    3. A escolha dos pisosSe você seguiu a dica das paredes claras, para potencializar esse efeito, invista em um piso mais escuro. Isso porque ele vai ajudar a destacar a tonalidade das paredes e fazer com que o espaço pareça ainda mais aberto. Para quem não gosta de pisos em cores muito fechadas, as tonalidades de madeira natural são bem-vindas, porque já funcionam para dar o contraste. 
    4. IluminaçãoO projeto luminotécnico também precisa ser levado em consideração se a ideia é fazer com que determinado ambiente pareça maior do que ele realmente é! Existem luzes mais brancas e as mais amareladas (isso varia de acordo com a temperatura dessa luz). Para trazer mais amplitude, o ideal é que as fontes principais sejam claras, ou seja, mais brancas.A luz amarelada até pode ser usada pontualmente, para destacar algum objeto, mas ela traz um clima mais intimista e por isso, a sensação de que o ambiente é menor.
    5. Móveis mais adequadosO mobiliário também interfere na percepção visual de um ambiente. Para explorar a amplitude, a dica é optar por peças de linhas mais retas e sem detalhes rebuscados. Materiais como metal, a própria madeira (especialmente em tonalidades claras) e superfícies em vidro são bastante indicados.O mais importante é investir em um estilo minimalista. O excesso de peças que não tenham funcionalidade acaba pesando o ambiente e deixando o visual muito poluído. Como sempre, equilíbrio é a palavra-chave para obter um bom resultado.

    15 / 08 / 2018
    Leia Mais >
  • As 7 ruas mais encantadoras do mundo

    As pessoas viajam para conhecer os pontos turísticos e vivenciar as experiências que cada país oferece. No entanto, em alguns lugares, é possível apreciar mais do que isso: as ruas por si só se tornam paisagens de cair o queixo, que merecem não só uma visita, mas também muitos registros fotográficos! Hoje, vamos mostrar as X ruas mais encantadoras do mundo todo. 
    1.       Bregagh Road - Irlanda do Norte
    Localizada em Ballymonay, essa estrada certamente tem um apelo especial aos fãs da séria Game of Thrones! Ela foi projetada ainda no século XVIII e é toda circundada por árvores frondosas, com troncos revestidos por uma casca de cor quase prateada. O local realmente serviu como locação para a segunda temporada da série, e desde então, tem atraído ainda mais turistas.
    2.       Túnel de Wisteria – Japão 
    A wisteria é um tipo de planta, conhecida no Brasil como glicínia, muito utilizada em festivais japoneses. Esse túnel, em Kitakyushu, durante a primavera fica totalmente revestido por essas flores, de diferentes cores, e é aberto à visitação. O efeito chega a parece obra de computação gráfica, mas é apenas a majestade da natureza.
    3.       Jerez de la Frontera – Espanha
    O principal motivo que atrai visitantes à cidade de Jerez de la Frontera é a produção de refinados vinhos. Uma das principais ruas do centro histórico possui vinhas cultivadas nas paredes do entorno, o resultado disso é a grande sombra formada pelas folhas dessas vinhas. Além de remeter a uma das principais atividades da cidade, o charme da composição é inegável!
    4.       Avenida Cherry Blossom – Alemanha
    As cerejeiras são reconhecidas pela beleza de suas flores. Em Bonn, na Alemanha, há uma avenida repleta de cerejeiras, de ambos os lados, de modo que as copas das árvores se unem na época da florada, formando um grande túnel. Essa beleza pode ser apreciada durante duas ou três semanas, em todas as primaveras.
    5.       Champs-Élysées – França
    A avenida mais importante de Paris não poderia ficar de fora dessa lista. A Champs-Élysées tem quase dois quilômetros de extensão e vai da Place de La Concorde (próxima ao Louvre) até o Arco do Triunfo. Essa é uma das ruas mais luxuosas do mundo e abriga lojas de grandes grifes, como Louis Vuitton, Hugo Boss, Chanel, Prada e outras. A dica é visitar a avenida na época de Natal, quando ela fica toda iluminada.
    6.       Canal de Browersgracht – Holanda
    Não é à toa que Amsterdã, capital holandesa, tem o apelido de “Veneza do Norte”: a cidade é cortada por mais de 100 quilômetros de canais e o de Browersgracht é um dos mais famosos. Circundado por bicicletas e barquinhos, ao passear por esse canal é possível observar o melhor da arquitetura clássica holandesa, com destaque para as pontes que ele atravessa e que são iluminadas durante a noite.
    7.       Canais de Bruges – Bélgica
    Bruges é uma cidade histórica belga, por isso, boa parte dos edifícios possui uma estrutura bem medieval, que pode ser observada refletida nas águas. Construções em pedras, de diferentes cores e misturadas com o verde da vegetação contornam os canais.              

    31 / 07 / 2018
    Leia Mais >
  • 5 restaurantes diferentes que valem a visita

    Nada como conhecer um novo restaurante, experimentar uma culinária diferente e aproveitar alguns momentos de relaxamento e descontração. Algo que parece simples pode se tornar uma experiência incrível, dependendo do local que você escolher para conhecer. Em nossa News de hoje, separamos 5 restaurantes com design diferentes espalhados pelo mundo. Vale a pena conhecer e dar esse presente ao paladar e à visão!
    1.       The Jane Restaurant
    Na Bélgica, uma antiga capela de um hospital militar foi transformada em um restaurante de design bem contemporâneo e que prioriza a experiência do cliente. Uma das características mais marcantes é que boa parte dos elementos do ambiente original foram mantidos, sendo reformado apenas o essencial para garantir a funcionalidade. Sendo assim, o restaurante ganha uma atmosfera gótica mesclada à modernidade.
    Onde antes era o altar foi colocada a cozinha, fazendo com que o espaço ganhe um ar de “santidade”. É toda revestida em vidro para que os clientes possam acompanhar o que está sendo feito. Ênfase para o lustre de 800 kg, 12 metros e mais de 100 lâmpadas.
    2.       Ali Barbour’s Cave Restaurant
    A prova de que fenômenos da natureza podem ser aproveitados pela arquitetura e design. O restaurante Ali Barbour’s Cave, no Quênia, fica em um conjunto de câmaras interligadas a uma profundidade de 30 metros. Estima-se que essa estrutura natural já exista há cerca de 180 mil anos, mas há 30 foi transformada em restaurante.
    Foram colocados o piso de pedras, móveis, acessórios e iluminação, o restante é mantido exatamente como as câmaras naturais foram encontradas. Inclusive, há buracos naturais no teto da caverna com vista para o céu que foram preservados, mas com uma cobertura deslizante que protege os clientes em dias de mau tempo.
    3.       Ithaa
    Um dos restaurantes mais exóticos do mundo fica nas Ilhas Maldivas, é o Ithaa, localizado a cinco metros de profundidade na costa de uma ilha. Protegido por uma camada de vidro, ao redor do espaço fica simplesmente o oceano! Enquanto faz sua refeição, o cliente pode admirar livremente (e de forma segura) a paisagem marinha e como se comportam os animais que fazem parte dela. Não é a toa que o Ithaa já foi eleito como restaurante mais bonito do mundo todo pelo New York Daily News.
    4.       Romita Comedor
    Na colônia Roma, no México, o restaurante Romita Comedor se destaca pelo projeto de arquitetura e interiores que mescla bem o estilo industrial com alguns toques clássicos aplicados pontualmente. A vista é totalmente panorâmica, com grandes janelas de vidro e coberturas que também podem se abrir para a paisagem. Do lado de dentro, tons de cinza e marrom predominam, sendo quebrados pelo verde das plantas que compõem o decor. 
    É um ótimo local para apreciar a culinária mexicana e os coquetéis que são especialidade da casa, especialmente em um dia bonito de sol!
    5.       Ammo Restaurant
    Mais uma prova de que espaços que deixam de ser utilizados podem ganhar um novo conceito. O restaurante e bar Ammo fica na China, em Hong Kong, e funciona onde antes era um complexo militar. Inclusive, o projeto mantém o tom militar chic, inspirado no filme noir Alphaville, de 1965. O cobre é utilizado em todo o interior do restaurante, o que lhe garante um ar sofisticado e que faz referência ao estilo militar ao mesmo tempo. O clima futurista toma conta, fazendo com que os clientes se sintam distantes de tudo por alguns momentos.

    13 / 07 / 2018
    Leia Mais >
  • Decoração Hygge em 5 passos

    Tendências de decoração vindas da Escandinávia estão se tornando mais comuns. O estilo de vida praticado na Suécia, Dinamarca e Noruega inspira pessoas ao redor do mundo todo! E não é para menos: no ano passado, a Noruega foi apontada como o país mais feliz do mundo, o que significa que os hábitos praticados por lá estão funcionando!
    O must have do momento é o Hygge, conceito que preza pelo aconchego e que, muito mais do que uma moda passageira, é uma atitude. Saiba tudo sobre ele e como levá-lo para dentro de casa.
    O que é o estilo Hygge?
    O termo Hygge não tem uma tradução literal para a Língua Portuguesa, mas a sua essência é priorizar o aconchego e o bem estar na rotina do dia a dia. Esse é um estilo originalmente dinamarquês e surgiu da necessidade de criar espaços confortáveis e aquecidos para que as pessoas encarassem as baixas temperaturas do país, afinal, na Dinamarca, o sol aparece poucas horas por dia.
    Veja abaixo algumas características do estilo Hygge na decoração.
    Luz natural
    Na Dinamarca, a luz do sol é escassa, por isso, a ideia é aproveitá-la o máximo possível. Entradas que valorizem a luz natural são muito bem vindas, porque vão ajudar a deixar os ambientes mais aquecidos e com uma iluminação bem convidativa.
    Decor intimista
    Um dos pilares dessa tendência é fazer com que a casa seja a cara dos moradores. Por isso, utilizar quadros com fotos da família ou de viagens é muito importante. Aliás, objetos trazidos de viagens também funcionam bem, porque além de decorarem também têm uma ligação emocional com a família que vive na casa.
    Tecidos pesados
    Na Dinamarca faz muito frio, por isso, tecidos pesados e bem quentes como a lã são ótimas opções para compor mantas que serão colocadas sobre a cama ou sofá. Tapetes mais encorpados seguem essa mesma linha. Para quem mora em regiões onde o inferno não é tão rigoroso, essa dica pode ser adaptada com tecidos naturais e de texturas mais macias, mesmo que não sejam tão quentes.
    Cores neutras
    A paleta de tons neutros deve prevalecer se a ideia for apostar no estilo Hygge, até porque, ajudam a valorizar a própria luz natural. É importante ressaltar que o ambiente não deve ficar frio, para isso, as cores neutras precisam ter um fundo aquecido, como o bege, por exemplo.
    Muita madeira
    Ambientes em estilo Hygge recebem muito bem materiais naturais, especialmente a madeira. A ideia é levar para dentro de casa algo que remeta à natureza, para ampliar a sensação de bem estar. No caso da madeira, especificamente, a textura e cor dela servem como mais uma ferramenta para deixar o espaço aquecido.

    02 / 07 / 2018
    Leia Mais >
  • Casa para os millennials: como a nova geração gosta de morar?

    A geração Y, mais conhecida atualmente como millennial está no centro das discussões sobre comportamento e consumo. Há um consenso de que os millennials são aqueles que nasceram entre 1980 e 1995, embora alguns considerem até os nascimentos do início dos anos 2000. Independente disso é uma geração jovem, influente, inquieta, plural e sempre em busca de novidades.
    E em relação à moradia, como os millennials se comportam e o que esperam? 
    Imóveis menores e mais bem localizados 
    As prioridades da geração mais jovem são outras: preferem investir em imóveis menores, mas que sejam bem localizados, em regiões centrais e de fácil acesso ao trabalho e serviços. Os millennials prezam pela mobilidade e praticidade, por isso não fazem questão de uma casa ou apartamento de grandes dimensões. 
    Espaços otimizados 
    Mesas e camas que tenham gaveteiro embaixo, bancos compridos no lugar das cadeiras da mesa de jantar (inclusive, bancos que podem ser colocados embaixo da mesa), gavetas suspensas, marcenaria sob medida... Tudo que otimize os espaços e amplie as áreas de circulação é bem vindo. Os millennials tendem a não gostar de armários muito grandes, porque pesam em ambientes menores. 
    Peças de destaque
    A geração Y gosta de expressar a sua individualidade também na moradia. Para isso, obras de arte incorporadas ao decor funcionam muito bem. Compor uma parede inteira destinada a isso é uma ótima ideia: uma combinação de quadros ou de gravuras com molduras diferentes, dependendo do estilo de cada cliente. 
    Leveza
    É um público que tende a gostar de espaços mais leves, limpos, apenas com peças essenciais. Projetos que priorizem a entrada de luz natural se encaixam bem nessa proposta.  Mix de estilos
    Os millennials são uma geração plural e desconstruída, por isso, misturar estilos diferentes, mas que dialoguem entre si é uma boa alternativa. Peças de épocas distintas formam ambientes originais e cheios de personalidade, do jeito que eles gostam! Por exemplo: uma mesa de centro industrial à frente de um sofá com almofadas de estampas geométricas. 
    Móveis com mais de uma função
    Ainda dentro da ideia de otimizar os espaços, móveis que tenham mais de uma função ou cujo formato possa ser aumentado ou diminuído são bem recebidos pela nova geração. Um banco que funcione como mesa de centro para servir petiscos, por exemplo. Móveis modulados, que podem ser organizados de diferentes formas também são interessantes.  

    15 / 06 / 2018
    Leia Mais >
  • Viagens para encher os olhos

    Poucas fontes de inspiração são melhores do que uma boa viagem. Conhecer uma cultura diferente, observar como vivem as pessoas que moram em outro local, quais são os hábitos e comportamentos é algo que, no mínimo, amplia muito o repertório de qualquer um!   
    E não é só isso: lugares diferentes têm paisagens diferentes, sejam elas naturais e construídas. Para os entusiastas da arquitetura, hoje vamos mostrar alguns roteiros turísticos com empreendimentos arquitetônicos que se destacam. Saiba mais antes de planejar a sua próxima viagem.   
    1.       Portugal
    A arquitetura portuguesa mescla diferentes estilos em seus monumentos: gótico, renascentista, romântico, barroco e moderno. Em Lisboa, o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) é um símbolo da Arquitetura modernista, que desde 2016 funciona como centro de impulso cultural e paisagístico na capital portuguesa. A construção segue um estilo contemporâneo com linhas curvas e cores neutras, tendo até um “que” de futurismo.   
    A Casa da Música (OMA), no Porto, é um dos principais espaços de concertos do país e levou seis anos para ser construída. Obter a forma geométrica tão marcante que faz com que o edifício seja reconhecido no mundo todo foi um desafio para os arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto.    
    Em oposição ao estilo do MAAT e da OMA, a Aldeia Monsanto é fonte de inspiração para o estilo rústico de construir e decorar. Ruas estreitas, casas construídas entre rochas e construções de pedra são algumas das características dessa charmosa vila. Não deixe de visitar a Igreja Matriz, o Castelo de Monsanto e o mirante, que oferece uma vista privilegiada de toda a aldeia.   
    2.       Miami
    Embora muita gente viaje para Miami pensando nas praias, esse destino também tem muito a oferecer de sua arquitetura. Começando pelo Design District: um bairro todo dedicado à arte, decoração e, é claro, arquitetura! Com empreendimentos bem modernos, o Design District reúne lojas de decoração, galerias de arte, bares e restaurantes. Também há lojas de roupas, algumas de estilistas consagrados e outras de profissionais mais jovens, que ainda não ganharam fama, mas que têm talento de sobra.   
    Faz parte desse bairro o Museu de La Cruz, que reúne obras de arte contemporânea. Entre as grifes que você vai encontrar por lá estão a Prada, Christian Louboutin e Louis Vuitton. Não deixe de ver também a escultura Le Corbusier, assinada por Xavier Veilhan, famoso artista francês.   
    3.       Itália
    O país berço do Renascimento não poderia ficar de fora dessa seleção, em especial a cidade de Florença. É lá, na Galleria dell’Accademia que está a estátua original de Davi, assinada pelo célebre Michelangelo. O espaço também expõe cerca de 300 quadros pintados entre os anos de 1200 e 1500 e instrumentos musicais da coleção Medici.  
    Em Florença, também fica a Galleria degli Uffizi, que contempla obras de artistas consagrados, como Da Vinci, Botticelli e Giotto.   
    4.       Rússia
    Uma opção mais excêntrica, mas que tem muito a oferecer em termos de inspiração, especialmente em sua antiga capital: São Petersburgo. A cidade tem opções variadas: dos mais suntuosos edifícios às construções de estilo barroco, passando por igrejas que chamam a atenção pela extravagância.   
    Não deixe de visitar o Palácio de Catarina, construção de estilo rococó e com interior neoclássico, que serviu de casa de veraneio para os czares. Ainda em São Petersburgo, o Museu Hermitage é outra fonte de inspiração! Com um impressionante acervo de 3 milhões de peças, é considerado um dos melhores museus do mundo e tem em seu interior ambientes que remetem a palácios, por isso, a construção por si só já vale a pena para apreciar sua arquitetura e design de interiores.      

    01 / 06 / 2018
    Leia Mais >
Mais News