News > 01 /06 /2018 > Viagens para encher os olhos

Viagens para encher os olhos

>
<
Poucas fontes de inspiração são melhores do que uma boa viagem. Conhecer uma cultura diferente, observar como vivem as pessoas que moram em outro local, quais são os hábitos e comportamentos é algo que, no mínimo, amplia muito o repertório de qualquer um!   

E não é só isso: lugares diferentes têm paisagens diferentes, sejam elas naturais e construídas. Para os entusiastas da arquitetura, hoje vamos mostrar alguns roteiros turísticos com empreendimentos arquitetônicos que se destacam. Saiba mais antes de planejar a sua próxima viagem.   

1.       Portugal

A arquitetura portuguesa mescla diferentes estilos em seus monumentos: gótico, renascentista, romântico, barroco e moderno. Em Lisboa, o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) é um símbolo da Arquitetura modernista, que desde 2016 funciona como centro de impulso cultural e paisagístico na capital portuguesa. A construção segue um estilo contemporâneo com linhas curvas e cores neutras, tendo até um “que” de futurismo.   

A Casa da Música (OMA), no Porto, é um dos principais espaços de concertos do país e levou seis anos para ser construída. Obter a forma geométrica tão marcante que faz com que o edifício seja reconhecido no mundo todo foi um desafio para os arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto.    

Em oposição ao estilo do MAAT e da OMA, a Aldeia Monsanto é fonte de inspiração para o estilo rústico de construir e decorar. Ruas estreitas, casas construídas entre rochas e construções de pedra são algumas das características dessa charmosa vila. Não deixe de visitar a Igreja Matriz, o Castelo de Monsanto e o mirante, que oferece uma vista privilegiada de toda a aldeia.   

2.       Miami

Embora muita gente viaje para Miami pensando nas praias, esse destino também tem muito a oferecer de sua arquitetura. Começando pelo Design District: um bairro todo dedicado à arte, decoração e, é claro, arquitetura! Com empreendimentos bem modernos, o Design District reúne lojas de decoração, galerias de arte, bares e restaurantes. Também há lojas de roupas, algumas de estilistas consagrados e outras de profissionais mais jovens, que ainda não ganharam fama, mas que têm talento de sobra.   

Faz parte desse bairro o Museu de La Cruz, que reúne obras de arte contemporânea. Entre as grifes que você vai encontrar por lá estão a Prada, Christian Louboutin e Louis Vuitton. Não deixe de ver também a escultura Le Corbusier, assinada por Xavier Veilhan, famoso artista francês.   

3.       Itália

O país berço do Renascimento não poderia ficar de fora dessa seleção, em especial a cidade de Florença. É lá, na Galleria dell’Accademia que está a estátua original de Davi, assinada pelo célebre Michelangelo. O espaço também expõe cerca de 300 quadros pintados entre os anos de 1200 e 1500 e instrumentos musicais da coleção Medici.  

Em Florença, também fica a Galleria degli Uffizi, que contempla obras de artistas consagrados, como Da Vinci, Botticelli e Giotto.   

4.       Rússia

Uma opção mais excêntrica, mas que tem muito a oferecer em termos de inspiração, especialmente em sua antiga capital: São Petersburgo. A cidade tem opções variadas: dos mais suntuosos edifícios às construções de estilo barroco, passando por igrejas que chamam a atenção pela extravagância.   

Não deixe de visitar o Palácio de Catarina, construção de estilo rococó e com interior neoclássico, que serviu de casa de veraneio para os czares. Ainda em São Petersburgo, o Museu Hermitage é outra fonte de inspiração! Com um impressionante acervo de 3 milhões de peças, é considerado um dos melhores museus do mundo e tem em seu interior ambientes que remetem a palácios, por isso, a construção por si só já vale a pena para apreciar sua arquitetura e design de interiores.      
01 / 06 / 2018
< Voltar