News > 15 /08 /2018 > Amplitude Traduzida

Amplitude Traduzida

Casas e apartamentos cada vez mais compactos são uma tendência e, muitas vezes, acabam tendo vantagens. Para quem adquire um imóvel para morar sozinho ou com uma família muito pequena, espaços muito grandes podem acarretar um custo desnecessário, já que possivelmente não serão tão utilizados.

E com algumas estratégias de decoração e ambientação, é possível trazer mais amplitude para esses ambientes de tamanho restrito e deixa-los confortáveis e agradáveis.

1. Paredes claras
A primeira dica é investir em tonalidades claras como o branco, bege e off white nas paredes. Essas cores naturalmente proporcionam uma sensação de ambientes mais abertos, arejados e amplos, criando uma espécie de ilusão de ótica que faz parecer que o espaço realmente é maior. Em contrapartida, cores escuras deixam o cômodo mais fechado e visualmente menor.Se houver a ideia de aplicar alguma textura ou papel de parede, faça isso em uma única parece do ambiente, deixando as demais mais livres.

2. Espelhos
Esse tipo de acessório já é um clássico quando o objetivo é fazer um cômodo parecer mais amplo, porque realmente funciona muito. Além disso, incorporar espelhos ao decor também é uma forma de deixar a composição mais sofisticada e elegante.

3. A escolha dos pisos
Se você seguiu a dica das paredes claras, para potencializar esse efeito, invista em um piso mais escuro. Isso porque ele vai ajudar a destacar a tonalidade das paredes e fazer com que o espaço pareça ainda mais aberto. Para quem não gosta de pisos em cores muito fechadas, as tonalidades de madeira natural são bem-vindas, porque já funcionam para dar o contraste. 

4. Iluminação
O projeto luminotécnico também precisa ser levado em consideração se a ideia é fazer com que determinado ambiente pareça maior do que ele realmente é! Existem luzes mais brancas e as mais amareladas (isso varia de acordo com a temperatura dessa luz). Para trazer mais amplitude, o ideal é que as fontes principais sejam claras, ou seja, mais brancas.A luz amarelada até pode ser usada pontualmente, para destacar algum objeto, mas ela traz um clima mais intimista e por isso, a sensação de que o ambiente é menor.

5. Móveis mais adequados
O mobiliário também interfere na percepção visual de um ambiente. Para explorar a amplitude, a dica é optar por peças de linhas mais retas e sem detalhes rebuscados. Materiais como metal, a própria madeira (especialmente em tonalidades claras) e superfícies em vidro são bastante indicados.O mais importante é investir em um estilo minimalista. O excesso de peças que não tenham funcionalidade acaba pesando o ambiente e deixando o visual muito poluído. Como sempre, equilíbrio é a palavra-chave para obter um bom resultado.
15 / 08 / 2018
< Voltar