News > 31 /08 /2018 > Quartos dos sonhos para os pequenos

Quartos dos sonhos para os pequenos

Encantar os clientes mirins também é um desafio da arquitetura e do design de interiores. Ao projetar um quarto infantil, existem diversos elementos que precisam ser considerados: o estilo do restante da residência, a segurança que o espaço deve oferecer e, é claro, as particularidades da criança também.

Veja a seguir o que um quarto infantil precisa ter para ser funcional e divertido, sem perder a sofisticação.

·         O passar do tempo

As crianças crescem muito rápido e, se não houver certos cuidados, num piscar de olhos o quarto não estará mais atendendo a todas as necessidades. Por isso, é importante priorizar elementos que deixem o decor atemporal, como uma base neutra que combine com diferentes objetos decorativos, para que apenas eles possam ser trocados no decorrer dos anos.   Outra dica é investir em móveis multifuncionais, que acompanhem esse dinamismo e atendam diferentes fases do crescimento da criança.

·         Lúdico

Quarto de criança precisa ser lúdico, até para estimular o desenvolvimento da criatividade. Por isso, é interessante trazer elementos do universo da fantasia para dentro do quarto. Perceba que em um dos projetos executados pelo escritório FMB Arquitetura, o cenário do quarto remete a um navio e, em outro, pegamos a referência de um castelo de princesa, tudo isso mantendo a base neutra de acordo com a dica anterior.

·         Iluminação especial A iluminação pode ir além do seu caráter funcional e fortalecer essa atmosfera lúdica do quarto infantil. O uso de fitas de LED nos nichos, iluminando pontualmente objetos decorativos é uma ideia. Outra possibilidade é transformar pontos de LED em um céu estrelado! Lembrando que para esse tipo de ambiente, a luz amarelada é mais indicada, porque ajuda a relaxar.   Também é interessante investir em fontes de luz cuja luminosidade possa ser controlada, criando diferentes cenários: para brincar, estudar, descansar.

·         Segurança

Algumas medidas de segurança precisam ser observadas em quartos infantis: não posicione o berço próximo a janelas, para evitar acidentes. Tapetes de pelo mais baixo, além de não acumularem sujeira também são mais seguros porque evitam tropeços. As tomadas não devem ficar aparentes.

·         Cantinho de estudos

Para as crianças que já estão em idade escolar, é essencial prever um cantinho de estudos no quarto, um espaço para ler, realizar as tarefas de casa e estudar para as provas. Nesse local, especificamente, o ideal é ter uma fonte de luz branca, que estimula a produtividade.   Prateleiras e gavetas são ótimas para a criança organizar seus materiais e não se esqueça de colocar uma cadeira ergonomicamente correta.      
31 / 08 / 2018
< Voltar