• Cinco tendências para a decoração em 2019

    Temos mais alguns meses do ano de 2018, mas as tendências do próximo ano já começam a aparecer. Após um grande período de elementos nórdicos e minimalistas, o ano de 2019 terá mais cores e identidade. Ambientes com elementos em tons naturais e terrosos, formas e muitas histórias. O ano de 2019 promete trazer a tona novas experiências dentro e fora de casa. Confira abaixo as 5 principais tendências de decoração e design de interiores para 2019:                                                  
    1.       Cores que lembram a natureza
    Eleita pela PPG Paints, a Night Watch é um tom de verde floresta escuro, inspirado na natureza. Traz à tona as memórias de ambientes naturais, que acalmam e revigoram, assim como quando estamos em contato direto com o meio ambiente. A grande dica é utilizar a cor em pequenas doses: paredes, tapetes e pequenos objetos de decoração. Outra cor que se destaca em 2019 é o vermelho, com nuances que podem chegar até o tom berinjela. Também com inspiração na natureza, os tons terrosos devem aparecer em pequenos pontos da decoração.  
    2.       Refúgio na cidade 
    Recarregar as energias dentro da própria casa, essa é uma meta esperada por todos. A tendência agora é deixar o agito e os problemas para trás e aproveitar o conforto do próprio lar. Vale investir em armários fechados, sofás super macios e tecidos com toque suave.
    3.       Formas
    As linhas retas fizeram muito sucesso nos últimos anos, principalmente por conta da ascensão do estilo escandinavo, mais minimalista. Em 2019, as curvas voltam com tudo para diversos detalhes da decoração de interiores. Mais uma vez, as formas orgânicas que nos remetem à natureza, têm como objetivo deixar os ambientes mais confortáveis, tanto para o corpo quanto para a vista. Espelhos ovais, puffs redondos, móveis mais curvilíneos serão vistos em muitos ambientes.
    4.       Deixe o minimalismo no passado
    Aproveite para usar todos os objetos garimpados ao longo da sua vida. Tenha orgulho de usar os bibelôs comprados em viagens, use a cristaleira herdada de seu bisavô ou mesmo coloque em evidência algum móvel de família que você sempre quis assumir que amava, mas tinha vergonha. Traga histórias para os ambientes da sua casa, deixe o minimalismo de lado!   
    5.       Invista em objetos dourados
    O dourado é um clássico na decoração, representante do luxo, a cor ganha uma releitura moderna em 2019. Estará presente em adornos, espelhos, cachepots, pés de mesas, cadeiras, poltronas e sofás, ideal para dar toques de sofisticação e brilho ao ambiente.   

    17 / 09 / 2018
    Leia Mais >
  • Quartos dos sonhos para os pequenos

    Encantar os clientes mirins também é um desafio da arquitetura e do design de interiores. Ao projetar um quarto infantil, existem diversos elementos que precisam ser considerados: o estilo do restante da residência, a segurança que o espaço deve oferecer e, é claro, as particularidades da criança também.
    Veja a seguir o que um quarto infantil precisa ter para ser funcional e divertido, sem perder a sofisticação.
    ·         O passar do tempo
    As crianças crescem muito rápido e, se não houver certos cuidados, num piscar de olhos o quarto não estará mais atendendo a todas as necessidades. Por isso, é importante priorizar elementos que deixem o decor atemporal, como uma base neutra que combine com diferentes objetos decorativos, para que apenas eles possam ser trocados no decorrer dos anos.   Outra dica é investir em móveis multifuncionais, que acompanhem esse dinamismo e atendam diferentes fases do crescimento da criança.
    ·         Lúdico
    Quarto de criança precisa ser lúdico, até para estimular o desenvolvimento da criatividade. Por isso, é interessante trazer elementos do universo da fantasia para dentro do quarto. Perceba que em um dos projetos executados pelo escritório FMB Arquitetura, o cenário do quarto remete a um navio e, em outro, pegamos a referência de um castelo de princesa, tudo isso mantendo a base neutra de acordo com a dica anterior.
    ·         Iluminação especial A iluminação pode ir além do seu caráter funcional e fortalecer essa atmosfera lúdica do quarto infantil. O uso de fitas de LED nos nichos, iluminando pontualmente objetos decorativos é uma ideia. Outra possibilidade é transformar pontos de LED em um céu estrelado! Lembrando que para esse tipo de ambiente, a luz amarelada é mais indicada, porque ajuda a relaxar.   Também é interessante investir em fontes de luz cuja luminosidade possa ser controlada, criando diferentes cenários: para brincar, estudar, descansar.
    ·         Segurança
    Algumas medidas de segurança precisam ser observadas em quartos infantis: não posicione o berço próximo a janelas, para evitar acidentes. Tapetes de pelo mais baixo, além de não acumularem sujeira também são mais seguros porque evitam tropeços. As tomadas não devem ficar aparentes.
    ·         Cantinho de estudos
    Para as crianças que já estão em idade escolar, é essencial prever um cantinho de estudos no quarto, um espaço para ler, realizar as tarefas de casa e estudar para as provas. Nesse local, especificamente, o ideal é ter uma fonte de luz branca, que estimula a produtividade.   Prateleiras e gavetas são ótimas para a criança organizar seus materiais e não se esqueça de colocar uma cadeira ergonomicamente correta.      

    31 / 08 / 2018
    Leia Mais >
  • Amplitude Traduzida

    Casas e apartamentos cada vez mais compactos são uma tendência e, muitas vezes, acabam tendo vantagens. Para quem adquire um imóvel para morar sozinho ou com uma família muito pequena, espaços muito grandes podem acarretar um custo desnecessário, já que possivelmente não serão tão utilizados.
    E com algumas estratégias de decoração e ambientação, é possível trazer mais amplitude para esses ambientes de tamanho restrito e deixa-los confortáveis e agradáveis.
    1. Paredes clarasA primeira dica é investir em tonalidades claras como o branco, bege e off white nas paredes. Essas cores naturalmente proporcionam uma sensação de ambientes mais abertos, arejados e amplos, criando uma espécie de ilusão de ótica que faz parecer que o espaço realmente é maior. Em contrapartida, cores escuras deixam o cômodo mais fechado e visualmente menor.Se houver a ideia de aplicar alguma textura ou papel de parede, faça isso em uma única parece do ambiente, deixando as demais mais livres.
    2. EspelhosEsse tipo de acessório já é um clássico quando o objetivo é fazer um cômodo parecer mais amplo, porque realmente funciona muito. Além disso, incorporar espelhos ao decor também é uma forma de deixar a composição mais sofisticada e elegante.
    3. A escolha dos pisosSe você seguiu a dica das paredes claras, para potencializar esse efeito, invista em um piso mais escuro. Isso porque ele vai ajudar a destacar a tonalidade das paredes e fazer com que o espaço pareça ainda mais aberto. Para quem não gosta de pisos em cores muito fechadas, as tonalidades de madeira natural são bem-vindas, porque já funcionam para dar o contraste. 
    4. IluminaçãoO projeto luminotécnico também precisa ser levado em consideração se a ideia é fazer com que determinado ambiente pareça maior do que ele realmente é! Existem luzes mais brancas e as mais amareladas (isso varia de acordo com a temperatura dessa luz). Para trazer mais amplitude, o ideal é que as fontes principais sejam claras, ou seja, mais brancas.A luz amarelada até pode ser usada pontualmente, para destacar algum objeto, mas ela traz um clima mais intimista e por isso, a sensação de que o ambiente é menor.
    5. Móveis mais adequadosO mobiliário também interfere na percepção visual de um ambiente. Para explorar a amplitude, a dica é optar por peças de linhas mais retas e sem detalhes rebuscados. Materiais como metal, a própria madeira (especialmente em tonalidades claras) e superfícies em vidro são bastante indicados.O mais importante é investir em um estilo minimalista. O excesso de peças que não tenham funcionalidade acaba pesando o ambiente e deixando o visual muito poluído. Como sempre, equilíbrio é a palavra-chave para obter um bom resultado.

    15 / 08 / 2018
    Leia Mais >
Mais News