• Fundação Louis Vuitton, de Frank Gehry

    A Fundação Louis Vuitton (FLV) é um dos projetos de Frank Gehry mais comentados na Europa. Localizado em Paris, foi construído à beira de um jardim d’água, criado especialmente para ele. Como muitas obras do arquiteto americano, tem como destaque as enormes placas de vidro sobrepostas na parte externa. Lembra um barco à vela e, vendo mais de longe, um grande iceberg por conta da cor branca.Criado como um museu de arte contemporânea, o FLV recebeu o acervo particular do empresário Bernard Arnault, proprietário da Louis Vuitton. Além disso, o espaço recebe mostras de renomados artistas e concertos. Arnault chamou Gehry para fazer o projeto após visitar o Museu Guggenheim de Bilbao, em 2001.No interior da FLV existem onze galeria de arte, num total de quase 4 mil m² de espaço expositivo. Há ainda uma livraria, um restaurante (no térreo), além de quatro terraços com uma vista linda para a Torre Eiffel. Para quem se desloca de galeria em galeria dentro do edifício, os vidros da fachada proporcionam vistas pitorescas do jardim.
    Fundação Louis Vuitton: o projeto
    Localizado perto do Jardin d’Acclimatation, a Fundação Louis Vuitton tem 12 mil m² de área construída. O projeto tem ainda 13,5 mil m² de superfícies de vidro na fachada. Vem daí o aspecto parecido com um barco à vela, com as 12 “velas” torcidas de vidro que o envolvem.A estrutura do telhado de vidro permite que edifício recolha e reuse a água da chuva e melhore sua energia geotérmica. As medidas tomadas para atingir esse nível de certificação poderiam ser consideradas equivalentes ao LEED Gold.Aberto há dois anos, o projeto gerou muitas críticas da mídia especializada antes, durante e depois de sua conclusão. Oliver Wainwright, do The Guardian, chamou a obra de “um grande amontoado de colunas de aço e vigas de madeira laminada colada”.Mas houve elogios também. Para Christopher Hawthorne, do The LA Times, as majestosas velas criam um edifício incrível. Para eles, o projeto se “se junta ao Guggenheim e ao Walt Disney Concert Hall como as mais impressionantes obras do arquiteto.”

    01 / 12 / 2019
    Leia Mais >
  • Maison & Objet apresenta tendências para 2019

    Com o tema “Excuse My French”, evento revelou itens essenciais para quem quer se manter alinhado com as principais tendências do setor 
    Todos os anos, diferentes feiras de decoração ditam as tendências que irão nortear projetos de arquitetura e décor ao redor do mundo. Em Paris, duas vezes por ano – em janeiro e setembro, é a tradicional Maison & Objet que rouba a cena na cidade luz. Na feira, lançamentos de grandes marcas e designers de diferentes nacionalidades inspiram profissionais e apaixonados pelo universo de interiores.  
    A primeira edição de 2019, que aconteceu entre 18 e 22 de janeiro, no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte, homenageou o designer o alemão Sebastian Herkner e jovens designers da China. As escolhas marcam o início de uma reflexão sobre a necessidade de equilibrar tradição e inovação, no que diz respeito a produção de design e arquitetura em todo o mundo. 
    Entre os must-have das próximas estações, destacam-se: a valorização do trabalho artesanal e itens culturais tradicionais; uso de linhas retas com inspirações da art déco; tapeçarias; objetos coloridos de pedra maciça, feitos a partir da mistura entre pigmentos e resíduos reciclados da indústria do mármore; e o próprio mármore, que volta como um dos queridinhos para 2019.  
    Foto 1 – O mármore se revela mais uma vez como item primordial no mundo dos interiores. Além da aplicação da pedra, objetos marmorizados devem conquistar espaço nos mais diversos projetos.  
    Projeto: Fernanda Bório | Foto: Marcelo Stammer   
    Foto 2 – O Estúdio Bernhardt-Vella desenhou para a Ex.t uma nova linha de louças e metais inspirados no estilo art-deco. Formas arredondadas e assimétricas destacam-se nos itens que equilibram passado e futuro e que foram um dos destaques da feira. 
    Foto: Divulgação 
    Foto 3 – Nesta edição da Maison & Objet, as tapeçarias ganharam status de obra de arte. Algumas marcas apresentaram seus mais recentes designs de tapetes, que agora também tem espaço nas paredes de casa.
    Foto: Divulgação

    20 / 02 / 2019
    Leia Mais >
  • Natureza indoor

    A correria dos grandes centros urbanos tem levado as pessoas a buscarem um estilo de vida mais desacelerado. A necessidade de se reconectar com a natureza e encontrar um equilíbrio, em meio a correria do dia a dia, abriu espaço para a vegetação nos interiores. 
    Trazer o jardim para dentro de casa tem se tornado cada vez mais comum e segundo a WGSN, uma das principais autoridades em tendência no mundo, esse é um hábito que vai nortear a maneira de morar no futuro. A mudança é fruto de uma transformação comportamental que surgiu com Millennials – jovens nascidos entre 1980 e 2000, que cresceram em um mundo mais global e conectado; pois a incorporação de vegetação em casa é um estilo de vida, que reflete essa relação mais consciente com a natureza. 
    Trazendo cor, volume e alegria aos projetos de ambientes, o “verde” também promove sensações de aconchego e tranquilidade e suas aplicações são inúmeras. Hortas verticais, paredes vivas e jardins internos, tudo vale para incorporar essa tendência que promete só boas sensações.

    10 / 02 / 2019
    Leia Mais >
  • Para receber bem: ambientes gourmet

    Ter um espaço agradável para reunir os amigos e familiares é prioridade para muitas pessoas na hora de projetar uma casa. Não há como negar que o coração dos lares brasileiros sempre foi a cozinha, mas nos últimos tempos são os ambientes gourmet que vêm ganhando cada vez mais espaço dentro de casa. 
    A possibilidade de oferecer experiências gastronômicas e receber pessoas queridas de maneira confortável em um único espaço tem feito com que esses espaços sejam itens decisivos na hora de adquirir um imóvel. 
    As propostas contemplam ambientes dos mais diferentes tamanhos e estilos, já que as áreas gourmet podem estar associadas à varandas, piscinas, jardins e muito mais.   
    Projeto 01 – As ilhas e penínsulas são as queridinhas dos ambientes gourmet. Versáteis e elegantes, elas facilitam o preparo e degustação dos alimentos, além de permitirem a integração dos ambientes sociais.  Projeto: Fernanda Borio | Foto: Marcelo Stammer 
    Projeto 02 – Para as áreas externas a aposta em pergolados de bambu e vegetação confere um clima mais tropical ao décor. Foto: Divulgação Pinterest   
    Projeto 03 – Na arte de receber bem vale investir em equipamentos modernos, móveis, acessórios de design e revestimentos sofisticados.  Projeto: Fernanda Borio | Foto: Marcelo Stammer
    Projeto 04 - Dose dupla: a integração entre adega e a área gourmet permite mais opções para os convidados.  Projeto: Fernanda Borio | Foto: Marcelo Stammer      

    30 / 01 / 2019
    Leia Mais >
  • Clássica e Tradicional: como usar madeira no décor

    Assim como no mundo da moda, na decoração existem alguns elementos que nunca saem de moda. Versátil e sofisticada, a madeira é um deles. Suas ricas possibilidades garantem espaço cativo dos mais ousados aos mais tradicionais projetos, além de ser a queridinha dos mais influentes designers do mundo na hora de desenvolverem seus móveis mundo a fora. 
    A recente onda escandinava na decoração, que invadiu diversos ambientes, veio para consolidar a madeira como um componente essencial ao décor. Muito disso se deve a praticidade de seu uso, já que pode ser incorporada aos projetos tanto em revestimentos – forros, pisos e paredes, como também em móveis e objetos de decoração. 
    Do clássico ao contemporâneo, do rústico ao minimalista, dependendo do tom, espessura ou textura da madeira, tudo é possível. É o estilo do ambiente que irá determinar sua aplicação.
    Modernidade rústica Na área gourmet desse projeto, a adega ganhou um toque rústico devido às aplicações no piso, paredes e mobiliário. Além disso, o uso de tons mais escuros confere uma sensação de maior aconchego e sofisticação ao espaço.
    Para não enjoar No quarto dos pequenos a combinação da madeira, com a laca branca trouxe conforto e neutralidade. Os móveis modernos e a escolha das cores, permitem que o décor seja atualizado com o crescimento das crianças, sem a necessidade de grandes mudanças.

    Toque Natural Elegância e leveza são as palavras-chave desse ambiente. A escolha de um design mais verde nos detalhes, com o uso de elementos naturais, transforma o espaço em um local de descanso e acolhimento. A escolha de tons claros equilibra com o mobiliário, transmitindo sensações de suavidade e calmaria.
    Nos detalhes É possível trazer um visual mais quente também aos banheiros. O toque amadeirado nos detalhes é um ótimo contraponto em relação ao mármore e a escolha de revestimentos mais frios, conferindo um ar de bem-estar e relaxamento.

    20 / 01 / 2019
    Leia Mais >
  • Enjoy your home

    Existem muitas opções de atividades prazerosas para aproveitar o dia, mas uma das mais especiais e reconfortantes é apreciar o aconchego do próprio lar. E ficar em casa não precisa ser uma prática para quem deseja apenas sossego: uma residência bem projetada atende aos anseios e necessidades de cada um dos moradores, com ambientes que vão desde locais mais reservados para momentos calmos e relaxantes; até bares e salas de jogos para os ávidos por entretenimento.
    Para começar 2019 com o pé direito e inspirado para aproveitar cada cantinho da casa, confira quatro projetos especiais assinados pelo escritório Fernanda Moura Borio Arquitetura:
    Projeto 01 - Lareira, poltronas e piso de madeira formam a combinação perfeita para quem deseja apreciar a tranquilidade em um espaço pautado no conforto.
    Projeto 02 – Um jantar em família ou entre amigos também é uma ótima pedida. A mesa com dez lugares é ideal para bem receber os convidados e aproveitar o que o lar tem a oferecer.
    Projeto 03 – Um espaço para degustar vinhos que se torna ainda mais aconchegante pelo uso de madeira.
    Projeto 04 - Dose dupla: a integração dos espaços garante aproveitamento em dobro para os moradores e visitantes, que podem curtir a mesa de sinuca e também aproveitar os sofás para descansar, conversar ou assistir televisão. 

    10 / 01 / 2019
    Leia Mais >
  • Living Coral: a cor da Pantone para 2019

    Daqui dois dias estaremos em 2019 e o Living Coral, cor do ano definida pela Pantone, já está entre as tendências mais esperadas e desejadas. O tom é vibrante e cheio de vida, escolhido por simbolizar a busca humana pela alegria e otimismo.
    A Pantone Living Coral vem como um contraponto em uma época em que as tecnologias digitais e mídias sociais estão muito em alta na vida cotidiano, sendo então uma demonstração da procura da sociedade por experiência autênticas, íntimas e com conectividade – a cor equaliza as experiências das duas realidades, a digital e a natural.
    Foto 01 - Living Coral remete a vínculo e vida. Um coral é encontrado na natureza no fundo do oceano, mas ao mesmo tempo irradia restauração e energia que encanta olhares.E como o universo da decoração está sempre por dentro das novidades e aplicando as tendências nos projetos de interiores, a Living Coral promete ser uma aposta certeira em objetos, mobiliário, paredes e demais detalhes que compõem os espaços.
    Foto 02 – Neste projeto corporativo o toque de cor vem sutil, em livros posicionados na estante. O tom em contraponto com a madeira e garante mais vitalidade ao sofisticado espaço. | Projeto: Fernanda Moura Borio Arquitetura | Foto: Marcelo Stammer
    Foto 03 – A cor foi aplicada de forma pontual na mesa de centro e na almofada do sofá. Em harmonia a paleta de cores claras do espaço, o Living Coral destaca-se. | Foto: Divulgação/Pinterest
    Foto 04 – Um espaço gourmet com banquetas em Living Coral contrastando com a bancada em cinza, garantindo estilo e charme. Além disso, a luminária em tom de coral mais claro também marca presença e complementa a cor dos bancos. | Foto: Divulgação/Pinterest  

    30 / 12 / 2018
    Leia Mais >
  • Decoração para as festividades de fim de ano

    Natal e Ano Novo são tempos de comemoração ao lado de familiares e amigos. O clima de celebração fica ainda melhor quando as reuniões são feitas em espaços com estrutura e decoração que acomodem um bom número de convidados, ou então de ambientações específicas criadas especialmente para as festas – como mesas decoradas para as ceias e cantinhos com árvores natalinas.
    Para confraternizarPara aqueles que gostam de receber convidados para degustar um bom drink ou vinho, ter um ambiente criado para esse propósito é fundamental. Quando o arquiteto conhece e entende as necessidades de seus clientes, o resultado é sempre impecável.
    Projeto 01 - Convivência: Funcionalidade é a palavra de ordem do espaço: um núcleo de convivência que une bar à sala de jantar e de estar. Os ambientes integrados são um convite ao bem receber e encaixam-se perfeitamente nas comemorações de Natal e Revéillon. | Projeto: Fernanda Moura Borio Arquitetura | Fotos: Marcelo Stammer.
    Projeto 02 - Wine time: Extremamente convidativa e aconchegante, esta adega é um sonho para os apreciadores de vinhos.  O espaço amplo comporta convidados confortavelmente, que podem relembrar bons momentos do ano que chega ao fim e festejar a chegada do próximo. | Projeto: Fernanda Moura Borio Arquitetura | Fotos: Marcelo Stammer.
    Décor especialUma sugestão para quem deseja ambientes bem personalizados é preparar espaços com a temática de cada uma das datas.
    Mesa posta - Verde e vermelho são os tons característicos do Natal, então, que tal uma mesa com esse estilo? Uma preparação delicada e elegante para o jantar natalino. | Foto: divulgação/ Pinterest
    Cantinho especial - O dourado pode ser levado também para a árvore natalina. Nesta composição o tom foi combinado ao branco e ao piso de madeira claro, imprimindo muita elegância. | Foto: divulgação/Pinterest
    Clássico - A árvore de Natal tradicional é sempre bem-vinda. Com elementos clássicos, ela leva toda a magia da data para o ambiente em que está inserida. | Foto: divulgação/Pinterest

    20 / 12 / 2018
    Leia Mais >
  • 4 espaços para aproveitar as férias

    Fim de ano é sinônimo de férias, descanso e relax. Além das viagens que geralmente são realizadas nessa época, muitos optam também por aproveitar os momentos com família e amigos no conforto do lar. Para isso, é essencial que as residências tenham áreas de convivência bem estruturadas para receber com aconchego e estilo, tanto nos espaços externos quanto internos.
    Selecionamos quatro espaços tão especiais que poderão até mesmo entrar na sua wishlist de ambientes para os dias de relaxamento:
    Projeto 01 - Áreas com piscina estão entre os ambientes mais desejados para as férias de verão. Neste espaço com piscina, o descanso e a sofisticação andam lado a lado: uma grande piscina; chaises para descansar ou tomar sol; além de casa com uma arquitetura incrível! Ambiente ideal para unir familiares e convidados em um dia de sol.
    Projeto 02 - Aqui, a piscina fica localizada em uma área coberta e conta com uma vista espetacular da cidade! Quer ambiente melhor para descansar?
    Projeto 03 - Um espaço gourmet extremamente sofisticado, trabalhado com materiais nobres e toques de verde.
    Projeto 04 - Para os amantes de diversão, uma ótima opção são espaços de jogos. Aqui, a mesa de sinuca garante o entretenimento e completa a decoração. 

    10 / 12 / 2018
    Leia Mais >
Mais News