News > 01 /03 /2018 > Os segredos do luminotécnico perfeito

Os segredos do luminotécnico perfeito

>
<
Um dos pontos altos de qualquer projeto de arquitetura ou interiores certamente é a iluminação. Ela precisa ser pensada pelo profissional tanto para proporcionar funcionalidade ao espaço quando para valorizá-lo do ponto de vista estético, conversando com os demais elementos escolhidos. Hoje, vamos revelar alguns dos principais segredos para o projeto luminotécnico perfeito!

• Tamanho do espaço

Esse é um dos primeiros detalhes a serem observados antes da instalação de um lustre ou pendente, peças que garantem um charme especial para a iluminação. Se a casa tiver um pé direito mais alto, ela pode receber um lustre mais imponente, porque haverá espaço suficiente. Já se o espaço for mais reduzido, o melhor é investir em outras fontes de luz, porque nesse caso, um objeto muito grande vai parecer deslocado.

• Iluminação pontual

Se a intenção for valorizar um quadro, uma escultura ou qualquer outra peça que se destaque no ambiente, é possível utilizar uma luz pontual direcionada para esse objeto, a fim de evidenciá-lo no cenário. Uma das opções é a instalação de uma fita de led na parte interior do nicho ou da prateleira.

• Mix de luzes

Em alguns ambientes, como o living, por exemplo, é possível mesclar uma luz difusa, que ilumine todo o cômodo, com a luz pontual. Mas, ao apostar nessa alternativa, a luz difusa deve ser mais branda, para que a pontual realmente destaque os objetos necessários sem tirar a harmonia do visual.

 Sem ofuscamento

Um grande erro do projeto luminotécnico é quando a luz bate em uma superfície refletora, podendo ofuscar quem está no espaço. Por isso, o profissional deve analisar bem a disposição das fontes de luz, para evitar que elas fiquem direcionadas para superfícies que refletem, como os espelhos, por exemplo. Levando isso em conta, a iluminação não vai prejudicar o conforto visual.

• Temperatura de cor

O aconchego de um ambiente está relacionado a muitos fatores e um deles é a luz. Por exemplo: o quarto é um espaço originalmente de conforto e relaxamento, mas de nada adianta investir em mantas e almofadas se a luz for gélida. Por isso, para locais assim, recomendam-se fontes que tenham uma luminosidade mais aquecida.

• Luz natural

Valorizar a iluminação natural sempre que possível também é um dos segredos do projeto luminotécnicoperfeito. Para isso, a dica é criar aberturas como janelas amplas e claraboias e sempre pensar na luz natural e artificial juntas, uma complementando a outra, já que integram um mesmo projeto.
01 / 03 / 2018
< Voltar