News > 10 /10 /2017 > Moda x Arquitetura

Moda x Arquitetura

Podemos dizer que existe um forte diálogo entre todas as formas de arte, mas entre a arquitetura e a moda esta conexão é ainda maior. Ambas são criações voltadas a questões pessoais e culturais, que possuem uma grande intervenção criativa. 

Na História

Vestir e habitar sempre foram duas necessidades básicas do ser humano extremamente ligadas a estética. Estas duas palavras tem em comum uma característica de proteção contra frio e calor, e juntas se tornam a expressão de um discurso muito em alta: a famosa individualidade. Na década de 50, a famosa estilista, Coco Chanel, admitiu ao mundo que também buscava na arquitetura inspiração para suas criações. Assim como ela, outros estilistas, entre eles Yves Saint Laurent, usam vários princípios da Bauhaus em suas obras, evidenciados pelo uso de linhas retas e formas puras. 

Dez anos mais tarde esta fusão entre a moda e a arquitetura fica ainda mais evidente, e um grande exemplo disto são as obras do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, inspiradas nas formas do corpo feminino. Já no final do século as mesmas tendências já são empregadas tanto na maneira de vestir quanto na forma de morar das pessoas. Chamado de lifestyle, as pessoas passam a absorver estas tendências no seu dia-a-dia e usufruem delas como uma expressão de suas personalidades. As tendências lançadas no mundo fashion são facilmente encontradas no mundo da arquitetura. 

Na Atualidade

Novidades lançadas em desfiles de grifes como Moschino, Armani, Versace e outras, acabam por refletir na decoração dos lares. Muitas destas marcas inclusive possuem as suas coleções também para casa, incluído mobiliários, luminárias, almofadas e etc. Empresas brasileiras também já aderiram ao sistema e nos últimos anos passaram a investir em linhas assinadas por estilistas renomados como Alexandre Herchcovitch, Amir Slama e Gloria Coelho. A moda e a arquitetura tem seus caminhos muito interligados. Em ambos os segmentos a busca incessante por inspirações e referências norteiam caminhos de constante transformação e renovação.
10 / 10 / 2017
< Voltar