News > 31 /10 /2017 > Mobiliário brasileiro: da necessidade à criação de obras de arte

Mobiliário brasileiro: da necessidade à criação de obras de arte

O mobiliário brasileiro tem se destacado no cenário internacional nos últimos anos. Provavelmente, graças ao caminho aberto pelos irmãos Campana na década de 90, que trouxeram um novo fôlego para o design moveleiro, que permanecia estático desde meados dos anos 50. 

Breve histórico 

Na década de 1910, as máquinas se proliferam no Brasil, as primeiras empresas moveleiras se estabelecem e a vinda de imigrantes europeus faz com que o estilo do design do velho continente seja importado. Durante a Primeira Guerra Mundial, as importações de produtos foram suspensas, o que forçou a fabricação nacional, inclusive de móveis. 
Nos anos 50, o design de móveis brasileiro começa a ganhar características próprias. Entre os nomes de destaque, Zanine Caldas, o “mestre da madeira”, conhecido por assinar peças que integravam modernidade com o tradicional artesanato nacional. Sérgio Rodrigues também marcou essa geração, com seus traços generosos e uso de madeira nativa. 
A mobília brasileira dos anos 50 e 60 foi considerada uma das melhores do mundo e até hoje é arrematada por valores exorbitantes em leilões de peças vintage.

Design moveleiro pós anos 90 

Fernando e Humberto Campana, um advogado e um arquiteto que redefiniram o design brasileiro, fazendo com que os móveis passassem a ser vistos como obras de arte. Começaram confeccionando pequenos objetos nos anos 80 e a paixão expandiu o trabalho, que incorporou o desenho industrial. 
Também faz parte da geração contemporânea de designers brasileiros o consagrado Jader Almeida. Premiado nacional e internacionalmente, Jader procura criar peças que permaneçam atemporais daqui a 50 anos. Como ele mesmo diz, seu objetivo é conceber móveis elegantes e “silenciosos”, ao invés de produtos gritantes que roubem toda a atenção. 

Mobília brasileira no mundo 

Hoje, o design de móveis brasileiro é um dos mais valorizados do mundo. Uma das provas disso é o fato de que uma das maiores galerias de design do planeta, a Nilufar, dedicou sua exposição na Design Week ao mobiliário daqui, no ano passado.
Além disso, peças genuinamente brasileiras estão nos acervos mais importantes do mundo que contam a história da mobília. É o caso da Poltrona Favela, assinada pelos irmãos Campana e exposta no MoMA, em New York. 

Referências: 
http://gizbrasil.com/design/nova-pele-do-design-brasileiro/
https://pt.slideshare.net/TelmaMoura/historia-do-mobilirio-brasileiro-dcadas-10-20
31 / 10 / 2017
< Voltar