News > 03 /04 /2018 > Arquitetos brasileiros que fizeram história

Arquitetos brasileiros que fizeram história

>
<

Mais do que construir prédios e casas, a arquitetura de um país ajuda a contar a sua história, revelando as influências que sofreu ao longo do tempo, seja de outros países, da política, religião ou outros aspectos culturais. Antes mesmo do descobrimento, quando o território era ocupado por tribos indígenas, há relatos de que as aldeias eram construídas de forma geometricamente harmoniosa, com uma oca central, onde aconteciam as principais celebrações.

A partir do descobrimento e da colonização, a arquitetura brasileira sofreu fortes influências de Portugal, da França e, consequentemente, também do cristianismo. Muitas igrejas precisaram ser construídas, até para abrigar missionários vindos da Europa. Com isso, o Brasil entrou na tendência barroca, de construções suntuosas e com interior luxuoso.

Com o passar do tempo, a proclamação da República, a descoberta de novas tecnologias e as mudanças de estilo de vida, a arquitetura também mudou. Ao longo desse período, muitos arquitetos brasileiros se destacaram e fizeram história, tornando-se referências, inclusive, internacionais. Hoje, são esses profissionais que vamos conhecer melhor.


Oscar Niemeyer


É impossível falar de arquitetos brasileiros sem citar Niemeyer, que assinou obras muito importantes nas décadas de 40 e 50. É tido como um dos principais precursores da arquitetura modernista, graças aos projetos cheios de curvas, que saíam do convencional da época. Entre suas construções mais emblemáticas estão o Parque do Ibirapuera, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (cujo desenho, de acordo com a lenda, foi concebido em uma noite), o Museu Oscar Niemeyer e a cidade de Brasília.

Em 1988, Niemeyer foi agraciado com o Prêmio Pritzkerde Arquitetura, o mais importante do segmento.


Paulo Mendes da Rocha


A frase “a primeira e primordial arquitetura é a geografia”, atribuída a Paulo, revela a capacidade do profissional de interferir na natureza de forma cuidadosa e impecável. Em sua própria casa, ele adotou muito experimentalismo, fazendo com que se tornasse objeto de estudo e interesse. 

Mas, além da residência, o arquiteto também assinou obras publicamente conhecidas, como o Museu da Língua Portuguesa (primeiro museu do mundo a se dedicar exclusivamente a um idioma) e a Galeria Vermelho, famosa por produzir e difundir arte contemporânea.

Este é mais um arquiteto brasileiro a levar o Prêmio Pritzker, dessa vez, em 2006.


Ruy Ohtake


arquiteto paulistano Ruy Ohtake se destaca pela busca da humanização por meio da arquitetura, favorecendo a convivência entre as pessoas que frequentam aquele espaço. Formas sinuosas e uma linguagem arrojada são os ingredientes principais do seu estilo e, graças a eles, o profissional assina renomados projetos modernos. Entre seus grandes feitos estão o Parque Ecológico do Tietê, o Aquário do Pantanal e o hotel Unique.


Severiano Mário Porto


No Brasil, pode-se dizer que Severiano está entre os primeiros arquitetos a se destacarem pela sustentabilidade dos projetos. Responsável por grandes empreendimentos na região amazônica, ele utilizava apenas matérias-primas que encontrava por lá, antecipando uma tendência que anos mais tarde entraria muito em evidência. Um de seus projetos mais importantes, o Restaurante Chapéu de Palha, foi até premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.

03 / 04 / 2018
< Voltar