News > 15 /11 /2017 > Um mundo de cores e sensações

Um mundo de cores e sensações

Mais do que espetáculos visuais, as cores evocam os sentidos e têm o poder de despertar sensações. Por isso, não raro, são o centro de experimentações na arte, moda e decoração, atingindo atualmente outros patamares. 

Relaxamento com cromoterapia 

Neste ano, foi inaugurado um novo estúdio de ioga em Londres, o ChromaYoga e a proposta é justamente essa: dividir as aulas em cores, sons e aromas. Assim, quem participar de uma aula “Blue”, possivelmente, vai para casa sentindo-se mais concentrado e com os ciclos de sono regulados. Se a opção for por uma aula “Yellow”, a energia do participante aumenta e a “Red” melhora o humor. 
O estúdio propõe uma experiência intensa, imersiva e multissensorial. 

Na arte 

No mundo da arte, a história se repete: um dos pontapés iniciais para o advento do Rosa Milennial, em alta atualmente, foi quando a artista Pamela Rosenkranz levou o conceito do rosa líquido para o seu espaço na Bienal de Arte de Veneza, de 2015, no pavilhão suíço da mostra. 

Cores na arquitetura e decor 

Partindo para o campo da arquitetura e decoração, a escolha das cores para compor um ambiente sempre deve ser cuidadosamente estudada, porque cada tom, ao passar pela percepção, será transformado em uma sensação. 
O branco, por exemplo, é uma cor que transmite calma além de ter o poder de deixar um ambiente visualmente mais amplo. No design de interiores, o branco é a aposta para compor espaços bem iluminados e sofisticados. 
Já o azul transmite paz e serenidade, sendo indicado para espaços de repouso. Sua tonalidade mais clara denota sensação alegre, já a mais escura proporciona maior profundidade e amplitude. 
O violeta, além de estimular a criatividade, também é uma cor relacionada com a espiritualidade e equilíbrio, por isso, pode ser bem aproveitado em cômodos mais tranquilos, dedicados a atividades espirituais ou de meditação. 
Entre as sensações relacionadas à cor preta estão a sofisticação, luxo, poder e atemporalidade, portanto, um ambiente com essa tonalidade assume um ar de elegância e modernidade. 
15 / 11 / 2017
< Voltar