News > 15 /02 /2018 > Pedras na decoração: 4 dicas para investir nessa tendência

Pedras na decoração: 4 dicas para investir nessa tendência

>
<

Forte tendência para 2018 na decoração de interiores, o uso de pedras naturais é uma alternativa para trazer mais sofisticação e personalidade aos espaços. O mármore é uma das mais utilizadas e aparece em revestimentos de pisos, paredes e bancadas. Mais que isso, ele se tornou estampa de almofadas, capas de caderno e itens de organização de banheiros e escritórios. Para utilizar a pedra em si, seja mármore, granito ou quaisquer outras, vale a pena observar algumas dicas.

• A escolha da pedra ideal

Essa escolha deve levar em conta a proposta do projeto e o efeito desejado (de cor ou textura, por exemplo). O mármore é indicado em áreas mais nobres da residência, como o hall de entrada por exemplo. Já na cozinha, o granito é uma boa alternativa por ser menos poroso e, por isso, não absorver tanta sujeira e substâncias variadas. É importante lembrar que não há uma regra, as possibilidades devem ser discutidas com o arquiteto responsável pelo projeto.

• Deixe a pedra em um lugar de destaque

Não é necessário cobrir uma área muito grande com pedra natural, o importante é que seja escolhida uma localização que a favoreça. Existe uma série de cores que combinam com os acabamentos em pedra, como o cinza, azul claro, verde musgo e as tonalidades mais neutras. Em relação aos móveis, os de madeira criam um contraste perfeito para arrematar o decor.

• Cuidados e manutenção

É essencial adotar alguns cuidados para manter as pedras bonitas por mais tempo. Se elas forem colocadas na área externa da casa, é recomendável passar um impermeabilizante em toda a superfície. A instalação da pedra deve ser feita por profissionais especializados, que possuem experiência e os materiais necessários. Além disso, na limpeza diária, convém evitar produtos abrasivos e alcalinos, como água sanitária, sabão em pó, querosene e similares.

• Abra espaço para a criatividade

Vale a pena explorar novas possibilidades no uso das pedras, especialmente o mármore, que é um material muito nobre e pode trazer uma nova roupagem para o lar. Uma ideia é utilizar essa pedra no revestimento de móveis. Outra alternativa é aplicá-lo em pequenas peças de formato hexagonal que, juntas, remetem a uma colmeia de abelhas.  
15 / 02 / 2018
< Voltar